Anatel retorna à Mata Fria e minimiza interferências no FM da Grande São Paulo

05/09/2013 18:07
Agentes da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) retornaram ontem (4 de setembro) à Mata Fria para uma nova operação contra emissoras irregulares que tinham o local como sede de seus sistemas irradiantes. A agência já havia realizado uma operação de retirada dessas estações no último dia 16 de agosto, conforme noticiado pelo Tudo Rádio. As operações não foram confirmadas oficialmente pela Anatel, porém logo após as duas ações era possível notar a diminuição de interferências no espectro FM da Grande São Paulo, conforme relatos de ouvintes e escutas realizadas por colaboradores do portal. 
 
Em 27 de agosto o Tudo Rádio recebeu relatos de ouvintes residentes em São Paulo (zona leste) e Guarulhos informando que boa parte das emissoras que saíram do ar após a operação do dia 16 voltaram a serem captadas em FM, causando o retorno de interferências no espectro da região.  Emissoras importantes da capital paulista e também de outras áreas próximas a região metropolitana de São Paulo voltaram a enfrentar dificuldades para atingir pontos populosos de Guarulhos, zonas norte e leste paulistanas, Mairiporã, Franco da Rocha, Caieiras, Itaquaquecetuba, entre outros municípios e localidades. A possível operação realizada ontem minimizou essas interferências no espectro radiofônico dessas áreas, indicando que as FMs clandestinas que atuavam no local não estão no ar.
 
Em 2011 o Tudo Rádio realizou um levantamento de escutas em FM após a equipe do portal percorrer o trecho da Rodovia Fernão Dias entre São Paulo e Atibaia. Ainda na capital paulista era possível perceber que FMs comerciais de considerável porte técnico já tinham dificuldades de sintonia em trechos urbanos localizados às margens da rodovia. E a situação foi piorando conforme a aproximação do túnel da “Mata Fria”, área que tinha todo o espectro FM ocupado por alguma transmissão (seja de FMs supostamente clandestinas ou de rádios legalizadas), causando grande interferência entre canais. Dependendo do receptor do ouvinte (mais ou menos seletivo na captação do sinal de uma determinada estação) sintonia da maioria das estações de rádio de São Paulo era uma ação inviável. 
 
A Mata Fria é um local pertencente ao município de Mairiporã, próximo à capital e também a Guarulhos. Trata-se de uma área de considerável altitude (geralmente acima dos 1.000 metros), condição topográfica que auxilia a propagação de qualquer sinal radiofônico, estando bem acima da média de altitude de grande parte da região metropolitana da capital paulista. O local é um dos principais pontos de instalação de antenas de emissoras que não possuem autorização do Ministério das Comunicações (estações que também não estão listadas no sistema interativo de distribuição de canais divulgado no site da Anatel).
 
Dial FM de São Paulo - Ouça e veja a lista de emissoras sintonizadas em São Paulo e região metropolitana: clique aqui.

Teste

Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há mais de 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artísticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

 

Novidades

Ribeirão Pires conta com novo credenciado Sky

30/07/2019 11:41
A cidade de Ribeirão Pires conta com mais uma empresa credenciada Sky para vendas e instalação de kits pré pago Sky. A empresa Mercom Eletrônica é a mais nova credenciada para instalar e habilitar sua Sky pré paga na região. Se você comprou um kit Sky pré pago em qualquer loja e não sabe quem...

SET Expo 2019 | Primeiro painel abordará sobre a transformação do rádio

30/07/2019 11:38
No dia 28 de agosto a SET Expo 2019, evento voltado à area de comunicação, discutirá sobre a "Metamorfose do Rádio" e a criação e comercialização de conteúdos com distribuição em diversas plataformas. A data cairá numa quarta-feira, consolidada pela feira como o "Dia do Rádio" e...

Rádios jornalísticas de São Paulo fazem cobertura da entrega do Oscar 2019

25/02/2019 12:59
As rádios jornalísticas de São Paulo destinaram suas programações da noite deste domingo (24) para a transmissão da cerimônia do Oscar 2019, premiação do cinema americano organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A Jovem Pan News AM 620, CBN FM 90.5 e a Rádio...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>