Curiosidade: Rádios estão de olho nas pesquisas municipais para determinar se haverá 2º turno

20/09/2012 16:19

Muitas emissoras estão atentas às pesquisas de intenções de votos nas eleições municipais desse ano para determinar se haverá ou não segundo turno em suas localidades. Essa situação não envolve interesse político, mas sim uma manobra da disputa por audiência que poderá ser adotada para a reta final de 2012. Por exemplo: se a briga eleitoral para prefeitura de São Paulo tiver segundo turno às emissoras serão novamente obrigadas a transmitirem a propaganda eleitoral em outubro, correndo o risco de rádios concorrentes originadas em outros locais possam estar livres do horário político. Entenda o caso:

Se não ocorrer segundo turno em Mogi das Cruzes, por exemplo, rádios como Transcontinental FM 104.7, SulAmérica Trânsito FM 92.1, Laser FM 88.5 e a novata Rádio Brasil Atual FM 98.9 estarão livres da propaganda eleitoral, caso que pode ser diferente das rádios que possuem concessão originada em São Paulo. Isso se deve ao fato das estações paulistas transmitirem os programas eleitorais dos municípios de origem de sua concessão, fato que já foi destacado pelo Tudo Rádio no inicio de setembro. A situação pode ocorrer de forma inversa caso não exista segundo turno na capital  enquanto nas cidades metropolitanas a corrida eleitoral continue durante o mês de outubro.
 
Com base nesse quadro é possível afirmar que determinadas estações interessadas na disputa por audiência estão de olho nas pesquisas de intenções de votos em cada município, tendo a intenção de prever uma possível “liberação” da obrigatoriedade de transmissão da propaganda eleitoral enquanto uma possível concorrente continuará “amarrada” com a execução de um segundo turno. Essa situação também revelou um fato curioso já abordado pelo Tudo Rádio: o programa eleitoral dos candidatos à prefeitura da capital não contam com as três FMs mais ouvidas segundo o Instituto Ibope, já que essas rádios transmitem as propagandas políticas de outras cidades (clique aqui e saiba mais).
 
Essa mesma situação ocorre em diferentes municípios brasileiros, sejam capitais ou cidades do interior. Para determinar a origem da concessão de cada emissora basta que o ouvinte acompanhe a propaganda eleitoral transmitida por sua emissora preferida. Porém a origem da concessão não é determinante para verificar o local onde cada FM está instalada (exemplo claro de algumas estações de São Paulo). Outro detalhe: há regiões do país onde o TRE (Tribunal Regional Eleitoral) não determinou que rádios instaladas em capitais através de recursos datados das décadas de 80 e 90 transmitam os programas eleitorais de seus municípios de origens (exemplo de algumas estações de Curitiba, capital do Paraná).
 
Segundo turno: rádios terão programas eleitorais até o dia 26 de outubro
 
As campanhas políticas para candidatos a vereadores e prefeitos dos municípios brasileiros se entendem até o próximo dia 4 de outubro. Caso haja segundo turno a propaganda retorna ao rádio nos dias seguintes à votação do primeiro turno (7 de outubro), tendo o período limite para o retorno das transmissões até o dia 13 de outubro. O encerramento da propaganda partidária no rádio referente ao 2º turno ocorrerá no dia 26 de outubro, dois dias antes da votação. 
 
É importante destacar que esse formato de campanha na mídia ocupa as grades comerciais das estações, porém a duração do horário eleitoral (veiculado as 7h00 e as 12h00 no rádio, de segunda à sábado) é menor no segundo turno do que no primeiro (já que sobram dois candidatos à prefeitura, sem a presença de aspirantes à vagas de vereadores e demais concorrentes ao cargo máximo de cada município).
 

Teste

Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artísticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

 

Novidades

Ribeirão Pires conta com novo credenciado Sky

30/07/2019 11:41
A cidade de Ribeirão Pires conta com mais uma empresa credenciada Sky para vendas e instalação de kits pré pago Sky. A empresa Mercom Eletrônica é a mais nova credenciada para instalar e habilitar sua Sky pré paga na região. Se você comprou um kit Sky pré pago em qualquer loja e não sabe quem...

SET Expo 2019 | Primeiro painel abordará sobre a transformação do rádio

30/07/2019 11:38
No dia 28 de agosto a SET Expo 2019, evento voltado à area de comunicação, discutirá sobre a "Metamorfose do Rádio" e a criação e comercialização de conteúdos com distribuição em diversas plataformas. A data cairá numa quarta-feira, consolidada pela feira como o "Dia do Rádio" e...

Rádios jornalísticas de São Paulo fazem cobertura da entrega do Oscar 2019

25/02/2019 12:59
As rádios jornalísticas de São Paulo destinaram suas programações da noite deste domingo (24) para a transmissão da cerimônia do Oscar 2019, premiação do cinema americano organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A Jovem Pan News AM 620, CBN FM 90.5 e a Rádio...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>