Delegacias regionais ganham mais autonomia para instruir processos de radiodifusão

27/07/2012 09:54

As delegacias regionais do Ministério das Comunicações ganharam mais autonomia para analisar processos de outorga, pós-outorga e instalação de serviços de radiodifusão. Agora, as unidades sediadas nos estados poderão ficar responsáveis por todas as etapas da instrução de um procedimento, caso sejam demandadas pelo órgão. A medida consta em portaria publicada no Diário Oficial da União e visa desafogar o estoque de procedimentos acumulados na sede do ministério, além de tornar o seu trâmite mais célere.

A regra também vale para o grupo de trabalho instituído no ano passado exclusivamente para dar agilidade aos pedidos de rádio e TV. “O objetivo é evitar as idas e vindas dos processos e, portanto, tornar mais rápida sua conclusão. Alguns atos exigiam a autorização prévia do ministério.  Agora não, delegamos para as delegacias analisá-los de forma definitiva”, afirma o secretário de Comunicação Eletrônica, Genildo Lins.

De acordo com a portaria, depois de instruir os processos, as delegacias deverão enviá-los à respectiva coordenação geral ou ao grupo de trabalho subordinado à Secretaria de Serviços de Comunicação Eletrônica, que deverá se manifestar pelo deferimento ou não do pedido. Com a nova norma, os delegados também passaram a ter competência para fixar ou prorrogar prazos para o cumprimento de exigências de procedimentos de radiodifusão, dentre eles os que envolvem instalação ou adaptação de estações aos planos básicos.

Também poderão autorizar o enquadramento de novas características técnicas de operação a esses planos. “Às vezes uma emissora não tem condição de fazer uma operação no prazo que o ministério estabelece, então ela pede prorrogação. Antes, somente a sede em Brasília poderia autorizar isso. Agora não, atribuímos também essa função aos delegados”, explica Genildo Lins.

Quanto aos processos de engenharia, somente as regionais que possuem especialistas da área em seu quadro estão aptas para analisá-los. São elas as unidades de Minas Gerais, São Paulo, Mato Grosso, Santa Catarina e Rio de Janeiro. De acordo com o ministério, é provável que as delegacias regionais concentrem mais esforços nos processos de aprovação de local, uma vez que o ministério firmou acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações para analisar pedidos que envolvam questões técnicas, como uso do espectro e homologação de equipamentos, por exemplo.

O presidente da Abert, Emanuel Carneiro, elogia a medida do ministério.  “As delegacias chegaram a ser desativadas e a sede do ministério em Brasília ficou asfixiada. As regionais foram reativadas e então vem ganhando força com o esforço do atual ministro Paulo Bernardo”, afirma Carneiro.

Assessoria de Comunicação da Abert

Teste Carlos Massaro

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré

Novidades

Rádios jornalísticas de São Paulo fazem cobertura da entrega do Oscar 2019

25/02/2019 12:59
As rádios jornalísticas de São Paulo destinaram suas programações da noite deste domingo (24) para a transmissão da cerimônia do Oscar 2019, premiação do cinema americano organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A Jovem Pan News AM 620, CBN FM 90.5 e a Rádio...

CBN volta a ser transmitida em AM e FM em Campinas

03/06/2018 13:32
A rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo e CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro, voltou a ter transmissão em AM e FM em Campinas. A rede jornalística controlada pelo Sistema Globo de Rádio voltou a transmitir pela 1390 AM, que abrigou a Rádio Globo nos últimos anos. A informação do...

Mix FM tem a sua transmissão interrompida em Campinas após furtos de cabos

30/01/2018 12:16
A Mix FM 101.1 de Campinas teve a sua transmissão interrompida neste início de semana no interior paulista. Os cabos da rede elétrica que alimentam a região onde a FM está instalada foram roubados, deixando a estação fora do ar entre sábado (27) e segunda-feira (29). A situação já foi normalizada...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>