Extra: Âncora confirma novo canal da CBN para 1º de setembro; 90.3 FM será JCNews

08/08/2013 08:37
Conforme noticiado anteriormente pelo Tudo Rádio, a CBN FM 90.3 de Recife apresentará mudanças significativas a partir de setembro. A Rede CBN (“all news” operada pelo Sistema Globo de Rádio) contará com outro afiliado na capital pernambucana a partir do próximo dia 1º, situação que vai impor uma mudança de estação por parte da CBN em Recife e também abrirá espaços para a criação de mais uma rádio jornalística. A 90.3 FM, controlada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, passará a ser chamada de JCNews FM, mantendo o foco jornalístico na frequência. Já a CBN passa a atuar em 97.1 FM a partir do dia  1º de setembro, informação confirmada publicamente pelo âncora Mario Neto.
 
Mario Neto é jornalista e permaneceu por 12 anos no Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, sendo responsável pela programação matinal e local da CBN do Recife. E isso não mudará: a partir de 1º de setembro o jornalista estará presente na programação da futura CBN FM 97.1, emissora que será responsável pela afiliação da rede jornalística a partir do próximo mês. O âncora da CBN confirmou em seu perfil na rede social Facebook que a 90.3 FM manterá o foco jornalístico, passando a adotar o nome fantasia de JCNews FM. Com isso o Recife será atendido por duas emissoras que possuem o jornalismo como carro-chefe de suas programações, mercado que atualmente mantém a CBN FM 90.3 entre as emissoras mais sintonizadas da capital pernambucana e região metropolitana (segundo períodos da medição de audiência realizada pelo Instituto Ibope).
 
Conforme informado anteriormente pelo Tudo Rádio, com a alteração de afiliado o Sistema Globo de Rádio repassará o controle local da marca CBN para um grupo que já possuí afiliação com a TV Globo no estado. Recentemente a 97.1 FM encerrou os trabalhos com o Grupo Bel (após retransmissão da Oi FM para o Grande Recife nos últimos anos e a expectativa de estréia da Esportes FM 97.1, fato não concretizado) e passou a operar como Globo FM 97.1, emissora voltado ao segmento adulto-contemporâneo e que possui autorização do Sistema Globo de Rádio para operar com o nome fantasia “Globo FM”, mesmo não tendo ligação com o projeto de rádio musical de mesmo nome gerido no Rio de Janeiro e voltado para a internet e canais de TV por assinatura. Porém a partir de setembro a 97.1 FM poderá abrigar a CBN, emissora que hoje ocupa a sintonia 90.3 FM, passando o controle da “all news” para a Rede Nordeste da TV Asa Branca.
 
A 90.3 FM é uma emissora controlada pelo Sistema Jornal do Commercio de Comunicação, considerado um dos principais grupos de comunicação da Região Nordeste do país. Em 1 de julho de 2004 a antiga JC FM (emissora com grade musical) cedeu espaço para a estréia da atual CBN FM 90.3, fato que mudará a partir de 1º de setembro com a criação da JCNews FM. O Sistema Jornal do Commercio de Comunicação possuí várias emissoras em FM e AM no interior pernambucano, além da tradicional Rádio Jornal AM (emissora jornalística e esportiva que está entre as rádios AMs mais potentes do Brasil). Com a possibilidade da saída da CBN da faixa 90.3 FM o mercado do Recife conta com a estréia da Rádio Jornal AM na faixa FM a partir de setembro, fato não confirmado e nem divulgado oficialmente pelo grupo. A TV Jornal, também do mesmo grupo, é afiliada ao SBT.
 
Recife também poderá contar com mais novidades no rádio jornalístico local. Em maio o Grupo Bandeirantes de Comunicação informou à imprensa que está em fase avançada de implantação da BandNews FM na capital pernambucana, rede “all news” que no Nordeste já conta com emissoras em Salvador e Fortaleza.

Teste

Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artísticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

 

Novidades

Força-tarefa da Anatel interrompe 25 emissoras clandestinas em São Paulo

19/09/2019 13:24
Na última sexta-feira (13/9), agentes de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo deflagraram uma grande operação de combate a emissoras clandestinas na Serra da Mata Fria (SP), em conjunto com a equipe do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar...

Ribeirão Pires conta com novo credenciado Sky

30/07/2019 11:41
A cidade de Ribeirão Pires conta com mais uma empresa credenciada Sky para vendas e instalação de kits pré pago Sky. A empresa Mercom Eletrônica é a mais nova credenciada para instalar e habilitar sua Sky pré paga na região. Se você comprou um kit Sky pré pago em qualquer loja e não sabe quem...

SET Expo 2019 | Primeiro painel abordará sobre a transformação do rádio

30/07/2019 11:38
No dia 28 de agosto a SET Expo 2019, evento voltado à area de comunicação, discutirá sobre a "Metamorfose do Rádio" e a criação e comercialização de conteúdos com distribuição em diversas plataformas. A data cairá numa quarta-feira, consolidada pela feira como o "Dia do Rádio" e...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>