Extra: Rádio Vida continua fora do ar na Grande São Paulo após operação realizada pela Anatel

29/06/2015 11:48

A Rádio Vida FM 96.5, emissora que atualmente ocupa a quarta colocação geral de audiência na Grande São Paulo (mercado que conta com cerca de 40 estações em FM), segue fora do ar desde a última quinta-feira (25). A emissora chegou a se manifestar via internet sobre o caso, confirmando que a 96.5 FM teve a sua operação interrompida após uma operação realizada pela Anatel, agência que regulamenta e fiscaliza a radiodifusão nacional. A frequência 96.5 FM, agora sem a transmissão da Vida FM, já conta com outras transmissões possivelmente clandestinas em sua sintonia, segundo relatos de ouvintes residentes na capital paulista.

A emissora está fora do ar na Grande São Paulo desde a manhã da última quinta-feira (25), quando o seu transmissor foi retirado de operação por agentes da Anatel. O sistema irradiante estava localizado na Serra do Itapeti, município de Mogi das Cruzes. O local é de considerável altitude (acima dos 1.100 metros), fato que contribuí com um longo alcance de sinal para as estações que operam a partir desse ponto (a serra também abriga rádios como Transcontinental FM 104.7, Nossa Rádio FM 106.9, entre outras). Com isso a retirada do ar em 96.5 FM foi percebida em toda Grande São Paulo, além de localidades do litoral paulista, Vale do Ribeira, arredores de Jundiaí, Atibaia e Bragança Paulista. A Vida FM também está fora do ar no Vale do Paraíba.

Através de sua página mantida na rede social Facebook a Vida FM confirma a ação da Anatel na última quinta-feira e informa que continua no ar através da internet sem alterações em sua grade de programação. Não há informação se a medida tomada na quinta-feira será revertida pela emissora, ou seja, situação que promoveria o seu retorno ao 96.5 FM na Grande São Paulo. Ontem (28) houve uma manifestação de Carlos Apolinário nesse sentido na página mantida por ele no Facebook, porém a publicação não está mais disponível na rede social. Apolinário é o responsável pela Vida FM.
 


Serra de Itapeti, um dos pontos mais elevados da Grande São Paulo. Local onde está a 96.5 FM e outras FMs.
Clique na imagem para ampliar. Foto: Prefeitura de Mogi das Cruzes

O caso

No final do mês de abril, a Folha de S.Paulo veiculou uma matéria informando que a Justiça Federal havia entrado com pedido de interrupção das transmissões da emissora captada entre a Grande São Paulo e o Vale do Paraíba. O caso já havia sido noticiado pelo Tudo Rádio, devido a uma ação do Ministério Público Federal (São Paulo) que acusa a emissora de alugar a sua programação para terceiros (saiba mais). Segundo a Anatel a 96.5 FM é uma concessão originada para São José dos Campos, principal cidade do Vale do Paraíba.

Em 2014 a Vida FM chegou a ficar fora do ar durante algumas semanas entre fevereiro e março, situação que chegou a fazer com que a rádio oscilasse na corrida por audiência, mas a situação foi revertida logo na sequência, com a FM chegando a quarta colocação geral em filtros importantes das pesquisas de audiência realizadas na Grande São Paulo.

Em breve mais detalhes sobre a situação da Vida FM e do espectro FM de São Paulo.

Sinais em FM da Grande São Paulo – Veja e ouça on-line o que é sintonizado: clique aqui.

Tags: Rádio, Vida FM, programação, internet, São Paulo, Anatel

Teste

Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há mais de 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artísticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

 

Novidades

Exclusivo: Bradesco Esportes FM estréia no Rio a partir de junho

23/05/2012 08:48
A futura Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro, segundo braço da recém-criada rede esportiva controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, tem previsão de estréia na capital fluminense para o mês de junho, informação vinda da assessoria do grupo paulista. A rede que possui o apoio...

Variação de volume é tema de consulta pública do Ministério das Comunicações

22/05/2012 16:56
O Ministério das Comunicações coloca em consulta pública, a partir desta terça-feira, 22, uma proposta de norma sobre a variação de volume entre a programação de rádio e TV e os intervalos comerciais. O controle dessa variação já havia sido previsto em lei em 2001, mas o tema ainda não havia sido...
<< 28 | 29 | 30 | 31 | 32