Maringá será o primeiro mercado do Sul a contar com uma FM própria da Nativa

30/07/2012 15:20

A futura Nativa FM 105.7 de Maringá, rádio que ainda não teve sua data de estréia confirmada, já gera algumas expectativas no mercado do norte do Paraná. A FM que deverá iniciar suas operações durante o mês de agosto será a primeira estação própria da Rede Nativa a operar no Sul do país, região que já conta com duas afiliadas da marca paulista. Também é expectativa a disputa que será travada entre as FMs populares de Maringá pela audiência local.

Maringá é uma cidade com cerca de 350 mil habitantes, sendo um dos centros mais populosos do Sul do país. Apesar de não ser tão populoso como outros mercados do interior brasileiro, a cidade chama a atenção pelo grande número de FMs voltadas ao município, com destaque para os portes das estações. A cidade paranaense será a primeira praça sulista a contar com uma rádio totalmente operada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação e trabalhos executados no projeto da Nativa FM.
 
A Nativa não terá vida fácil no mercado de Maringá. A cidade já conta com outras FMs bem estruturadas que atuam como "populares". A Maringá FM 97.1 é há anos a dona da primeira colocação geral de audiência no município (segundo medições recentes do Instituto Ibope) e o mercado local também acompanha a ascensão da Massa FM 92.3, rádio que já aparece na vice-liderança mesmo com pouco tempo de mercado. Soma a esse quadro a Cultura FM 102.5, rádio que em 2011 foi adquirida pelo grupo GRPCOM (sediado em Curitiba).
 
Além das populares o mercado de Maringá conta com outras duas FMs bem estruturadas e com força considerável no mercado local: as radios jovens Mix FM 97.9 e Jovem Pan FM 101.3 (rádios que possuem resultados expressivos em Maringá e estão entre as estações mais bem estruturadas do interior do país). A cidade paranaense conta também com 13 anos de trabalhos da CBN FM 95.5 e da religiosa Tododia FM 106.5 (antiga Catedral FM, emissora que é uma das estações mais ouvidas da cidade segundo o Ibope.)
 
A estréia da Nativa FM de Maringá está prevista para agosto (porém sem data de inauguração confirmada pela rede) e a 105.7 FM passará a ser mais uma das FMs próprias do Grupo Bandeirantes de Comunicação com as operações voltadas à Rede Nativa (assim como as estações de São Paulo, Campinas, São José dos Campos, São José do Rio Preto, Araraquara e Caragatatuba), sendo a primeira fora do estado de São Paulo.
 

Três no Sul. Duas inauguradas em 2012

Com a confirmação da estréia em Maringá a rede paulista passa a contar com três estações voltadas ao projeto de rede da Nativa FM na região sul do país. São elas: Nativa FM 95.1 de Arapongas / Londrina (inaugurada em 22 de junho de 2009), Nativa FM 98.9 de Tubarão (4 de julho de 2012) e agora a Nativa FM 105.7 de Maringá (prevista para agosto desse ano).

Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artísticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

 

Novidades

Rock FM deixa o dial no interior do Rio de Janeiro e transmite apenas pela internet

01/02/2017 09:32
Antes mesmo da notícia do encerramento das atividades da MPB FM 90.3 do Rio de Janeiro, os ouvintes cariocas tiveram outra notícia que se confirmou nesta quarta-feira. A Rock FM 105.7 de Paty do Alferes, emissora voltada ao segmento rock e que é sintonizada em diversas áreas do Grande Rio, deixou...

Concessões de São Paulo estão livres da propaganda eleitoral em outubro

03/10/2016 11:43
O tudoradio.com havia antecipado que o rádio poderia contar com uma situação curiosa na corrida pela audiência em vários centros populosos e importantes do país. Sem segundo turno em suas cidades de origens, várias emissoras ficaram livres da transmissão da propaganda eleitoral durante o mês de...

Armadilhas

09/06/2016 14:05
A minha coluna do mês de junho no Tudo Rádio visa chamar a atenção dos radiodifusores e coordenadores artísticos para algumas “armadilhas” que estão espalhadas pelo meio rádio. São várias, de diferentes tipos e em diferentes situações. Mas o meu foco aqui é falar das “armadilhas indiretas”, ou...
<< 2 | 3 | 4 | 5 | 6 >>