Migração do AM para FM será tema de debate em congresso da Abert

29/05/2012 16:30

Um dos temas que estão sendo mais discutidos na chamada “digitalização do rádio” é a migração das emissoras AMs para o espectro das FMs. Há um projeto para que os canais 5 e 6 da televisão sejam destinados para a extensão das FMs para que abriguem as emissoras AMs, após a digitalização das emissoras de TV. O assunto ainda é polêmico é causa discussões entre radiodifusores.

Para sanar algumas dúvidas que ainda existem, o 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão, que será realizado pela Associação Brasileira das Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), terá, no dia 21 de junho, um Seminário Técnico intitulado: A extensão da faixa de FM (eFM) e a Migração da Faixa de OM. A ABERT e as entidades estaduais de radiodifusão defendem que a migração das emissoras de Ondas Médias para os canais 5 e 6 de televisão - que serão liberados com o término da digitalização da TV, previsto para 2016 - é o caminho mais adequado para o rádio AM.

O engenheiro da Anatel, Thiago Aguiar Soares, vai mostrar um estudo da entidade que comprova a viabilidade técnica dessa ideia que significa uma perspectiva nova para milhares de emissoras de rádio AM no país. Soares é especialista em Regulação de Serviços Públicos de Telecomunicações da Anatel. Formado em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília (UnB) e pós-graduado em Regulação de Telecomunicações pelo Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel).

Ele atua na administração de planos de serviços de radiodifusão na Superintendência de Serviços de Comunicação de Massa da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) e coordena atividades de normatização internacional no âmbito das comissões brasileiras de comunicações da agência.

Os interessados que quiserem participar do Congresso devem se inscrever pelo site www.congressoabert.com.br/inscricao

 

Por Carlos Massaro - 29/maio/2012
E-mail  carlosmassaro@tudoradio.com
 

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

 

Novidades

Especial: Migração AM-FM sai do papel e primeira migrante AM já está no ar em FM

21/03/2016 09:07
Dia 18 de março foi uma data histórica para a radiodifusão brasileira. O motivo? O processo de migração AM-FM do rádio saiu do papel com a primeira migrante AM a operar na faixa FM. A Rádio Progresso AM 1310 de Juazeiro do Norte já pode ser sintonizada em 97.9 FM no interior cearense. E o nome da...

Exclusivo: Justiça Federal determina apreensão de equipamentos de transmissão da Rádio Vida

21/03/2016 09:06
O Tudo Rádio noticiou no dia 18 de fevereiro a ausência do sinal da Rádio Vida FM 96.5 na Grande São Paulo, situação percebida pelos ouvintes desde o dia 15 do mês passado. A emissora foi alvo de uma ação judicial ajuizada pelo Ministério Público Federal, sendo que foi cumprido por Oficial de...

Jornalista Leandro Quesada deixa Rádio Bandeirantes de São Paulo

25/02/2016 08:38
O Grupo Bandeirantes de Comunicação está com mais um desfalque em sua equipe de jornalistas esportivos. O repórter Leandro Quesada anunciou por meio de suas redes sociais que está deixando a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo e vai seguir para a TV.   De acordo com as...
<< 3 | 4 | 5 | 6 | 7 >>