Operações da Anatel interrompem funcionamento de mais de 30 emissoras clandestinas na Grande São Paulo

11/05/2021 10:19

Na última semana duas operações realizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) interromperam o funcionamento de 38 estações de rádio clandestinas na Grande São Paulo. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar e foram motivadas por interferências na comunicação dos aeroportos da capital paulista.

Na última semana duas operações realizadas pela Anatel e com o apoio da Polícia Militar culminaram no encerramento no sinal de 38 emissoras de rádio clandestinas na Grande São Paulo. A primeira, realizada na última terça-feira (4), encerrou a transmissão de 19 rádios em região de Mata Atlântica no Parque Taipas, bairro da Zona Norte da cidade de São Paulo. Já a segunda ação ocorreu na quinta-feira (6) e foi responsável por encerrar as operações de 19 rádios clandestinas dentro do Parque Estadual da Cantareira no município de Mairiporã.

De acordo com os fiscais da Anatel São Paulo, as emissoras clandestinas interrompidas no primeiro dia da operação ofereciam risco a voos do Aeroporto Campo de Marte e as que foram alvo da ação da quinta-feira causavam perigo à navegação aérea do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Nas ações de fiscalização, os fiscais da Anatel, além dos transmissores, identificaram diversas torres e antenas em pleno funcionamento e apreenderam 25 km de cabos de energia. As ligações clandestinas na rede elétrica foram interrompidas com o apoio de técnicos das empresas responsáveis pelo fornecimento de energia das regiões.

O Parque Estadual da Cantareira é um local bastante utilizado para transmissões irregularidades de sinais de rádio, tanto que nos últimos dois anos a Anatel realizou 10 operações de grande porte com apoio policial, culminando na interrupção de 136 emissoras FM clandestinas.

Com informações da Anatel e Tudoradio.com

Novidades

CBN volta a ser transmitida em AM e FM em Campinas

03/06/2018 13:32
A rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo e CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro, voltou a ter transmissão em AM e FM em Campinas. A rede jornalística controlada pelo Sistema Globo de Rádio voltou a transmitir pela 1390 AM, que abrigou a Rádio Globo nos últimos anos. A informação do...

Mix FM tem a sua transmissão interrompida em Campinas após furtos de cabos

30/01/2018 12:16
A Mix FM 101.1 de Campinas teve a sua transmissão interrompida neste início de semana no interior paulista. Os cabos da rede elétrica que alimentam a região onde a FM está instalada foram roubados, deixando a estação fora do ar entre sábado (27) e segunda-feira (29). A situação já foi normalizada...

Levantamento: Migração AM-FM já conta com 325 rádios ativas no espectro FM neste início de 2018

30/01/2018 12:14
O Brasil chega a marca de 325 migrantes AMs mapeadas na faixa FM em diferentes regiões do país, número registrado pelos serviços do tudoradio.com “Mapa da Atualização” e “Guia de Rádios - Dials FM/AM”. E o número tem avançado, levando em consideração que na virada de 2017 para 2018 a marca era de...
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>