Operações da Anatel interrompem funcionamento de mais de 30 emissoras clandestinas na Grande São Paulo

11/05/2021 10:19

Na última semana duas operações realizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) interromperam o funcionamento de 38 estações de rádio clandestinas na Grande São Paulo. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar e foram motivadas por interferências na comunicação dos aeroportos da capital paulista.

Na última semana duas operações realizadas pela Anatel e com o apoio da Polícia Militar culminaram no encerramento no sinal de 38 emissoras de rádio clandestinas na Grande São Paulo. A primeira, realizada na última terça-feira (4), encerrou a transmissão de 19 rádios em região de Mata Atlântica no Parque Taipas, bairro da Zona Norte da cidade de São Paulo. Já a segunda ação ocorreu na quinta-feira (6) e foi responsável por encerrar as operações de 19 rádios clandestinas dentro do Parque Estadual da Cantareira no município de Mairiporã.

De acordo com os fiscais da Anatel São Paulo, as emissoras clandestinas interrompidas no primeiro dia da operação ofereciam risco a voos do Aeroporto Campo de Marte e as que foram alvo da ação da quinta-feira causavam perigo à navegação aérea do Aeroporto Internacional de Guarulhos.

Nas ações de fiscalização, os fiscais da Anatel, além dos transmissores, identificaram diversas torres e antenas em pleno funcionamento e apreenderam 25 km de cabos de energia. As ligações clandestinas na rede elétrica foram interrompidas com o apoio de técnicos das empresas responsáveis pelo fornecimento de energia das regiões.

O Parque Estadual da Cantareira é um local bastante utilizado para transmissões irregularidades de sinais de rádio, tanto que nos últimos dois anos a Anatel realizou 10 operações de grande porte com apoio policial, culminando na interrupção de 136 emissoras FM clandestinas.

Com informações da Anatel e Tudoradio.com

Novidades

Variação de volume é tema de consulta pública do Ministério das Comunicações

22/05/2012 16:56
O Ministério das Comunicações coloca em consulta pública, a partir desta terça-feira, 22, uma proposta de norma sobre a variação de volume entre a programação de rádio e TV e os intervalos comerciais. O controle dessa variação já havia sido previsto em lei em 2001, mas o tema ainda não havia sido...
<< 29 | 30 | 31 | 32 | 33