Panorama: “Adultas” se recuperam e apresentam bom crescimento de audiência em São Paulo

08/08/2013 08:35

aiu ontem (7 de agosto) mais um resultado geral da audiência FM de São Paulo, medição com base na pesquisa realizada pelo Instituto Ibope. As informações repassadas ao mercado publicitário e às emissoras de rádio apontam uma ligeira queda no meio FM no 05h-00h (todos os dias e locais), porém há reação no período comercial (06h-19h, segunda à sexta-feira), este com melhora nos números do meio FM em relação ao resultado anterior. O interessante da medição é a desaceleração da tendência de queda por parte de algumas rádios, mas o que é destaque é a alta de emissoras específicas, principalmente as duas líderes gerais e as primeiras colocadas do segmento adulto-contemporâneo. Acompanhe o panorama (trimestre maio a julho de 2013):

A Alpha FM 101.7 foi um dos principais destaques da medição de audiência do meio FM de São Paulo. O motivo foi a alta apresentada pela emissora em relação à pesquisa anterior, recuperando boa parte da audiência perdida nos meses anteriores. Em números percentuais a 101.7 FM viu uma melhora de 14% na sua média de audiência no 05h-00h (todos os dias e locais) em comparação com o resultado passado. Essa oscilação positiva rendeu a Alpha FM um ganho de posição no ranking geral, superando a sua “irmã” de grupo 89 A Rádio Rock FM 89.1. Mas a Alpha FM (que é líder no segmento adulto-contemporâneo) não reagiu sozinha: Antena 1 FM 94.7 e Nova Brasil FM 89.7 também apresentaram melhoras em seus números médios, as duas com oscilações superiores a 5% na comparação com a média alcançada pelas duas FMs na pesquisa anterior.

Porém os destaques positivos da medição não ficaram restrita às rádios do segmento adulto-contemporâneo de São Paulo. A atual líder geral Transcontinental FM 104.7 voltou a melhorar seus números na medição de audiência, reação que chamou a atenção do mercado devido o crescimento visto na média de ouvintes por minuto da FM popular. A Transcontinental volta a cravar mais de 200 mil ouvintes por minuto no período 05h-00h (todos os dias e locais) e reaparece na liderança da medição comercial (06h-19h, segunda à sexta-feira). Mas o avanço da Transcontinental não foi isolado: a sua principal concorrente direta em São Paulo também apresentou nova melhora em seus números médios. A Nativa FM 95.3 viu uma melhora em seu índice nos principais períodos da nova medição, reagindo em relação à pesquisa passada. Com isso a Transcontinental segue líder nos principais filtros da pesquisa, seguida pela Nativa FM.

Por gêneros: a Metropolitana FM 98.5 também se destacou na pesquisa atual e foi uma das poucas rádios com variações positivas entre as 15 primeiras colocadas, fato que posicionou a FM jovem mais próxima de rádios como a 89 A Rádio Rock. No gênero jovem também foi destaque o crescimento visto nos números da Rádio Disney FM 91.3 e a melhora no período comercial (06h-19h, segunda à sexta) no índice da Mix FM 106.3, atual líder no segmento jovem/pop. Entre as jornalisticas foram observadas melhoras nas médias de audiência de rádios como Rádio Bandeirantes FM 90.9, BandNews FM 96.9 e SulAmérica Trânsito FM 92.1 (essa última teve um crescimento de 29% na comparação com a pesquisa passada – período 05h-00h, todos os dias e locais - recolocando a rádio no patamar que ela costumava a ocupar nos anos anteriores).

Sobre o panorama - O texto acima foi um panorama geral a partir do cruzamento de informações de rádios e agências, com base nos períodos 05h-00h (todos os dias e locais) e 06h-19h (segunda à sexta-feira, todos os locais). É importante salientar a grande variação de cenários em cada período/filtro da medição, sendo um raio-x amplo do comportamento do meio (no geral, por média, por alcance e também por segmentos). Infelizmente o Instituto Ibope solicita a não publicação das posições e dos números de audiência das rádios, diferente das pesquisas de televisão.

Teste

Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artísticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

 

Novidades

Levantamento: Migração AM-FM já conta com 325 rádios ativas no espectro FM neste início de 2018

30/01/2018 12:14
O Brasil chega a marca de 325 migrantes AMs mapeadas na faixa FM em diferentes regiões do país, número registrado pelos serviços do tudoradio.com “Mapa da Atualização” e “Guia de Rádios - Dials FM/AM”. E o número tem avançado, levando em consideração que na virada de 2017 para 2018 a marca era de...

São Paulo e Rio acompanham mudanças no dial FM. Bradesco Esportes FM já está fora do ar

13/03/2017 09:54
Nas primeiras horas de hoje (13) o portal tudoradio.com publicou uma matéria de plantão informando o encerramento definitivo do projeto Bradesco Esportes FM nas praças de São Paulo e do Rio de Janeiro. A rede esportiva operada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação encerrou as suas atividades...

Anatel confirma desligamento da TV analógica em São Paulo para março

01/02/2017 09:35
O presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), Juarez Quadros, confirmou nesta terça-feira (31) que está mantida para 29 de março a data de desligamento da TV analógica na cidade de São Paulo e nos municípios do entorno. Segundo Quadros, o Grupo de Implantação do Processo de...
<< 1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>