Programa da TV Brasil destaca importância da faixa de Ondas Curtas de rádio para ribeirinho da Amazônia

05/04/2020 13:26

O programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar neste domingo (5), às 20h, na TV Brasil, vai mostrar a importância do Rádio de Ondas Curtas para uma das regiões mais isoladas do país. A faixa, que está em desuso no Brasil há muitos anos, ainda é um dos meios mais eficientes para levar informação a lugares distantes e nem sempre acessíveis. A produção revela a contribuição da Rádio Nacional da Amazônia, que opera nas frequências OC 11.780KHz, 6.180KHz, para os ribeirinhos.

A reportagem vai mostrar que a única forma desses povoados no meio da Floresta Amazônica, se conectarem com o mundo ainda é através desses veículos. Essas pessoas residem a centenas de quilômetros da cidade mais próxima, a muitas horas e, às vezes, dias de barco. 

A equipe da atração jornalística da TV Brasil foi até a Terra do Meio, no Pará, conhecer a realidade vivida por vários ouvintes da Rádio Nacional da Amazônia, uma das poucas emissoras de ondas curtas do país. Ela também pode ser acessada pela internet e no aplicativo EBC Rádios.

Através da rádio, muitas pessoas e sabem dizer que horas são de acordo com os programas. Eles se localizavam no tempo durante o dia pelas atrações transmitidas na emissora. 

A troca de experiências é rica também para os apresentadores da Rádio Nacional da Amazônia. Mara Régia Di Perna conta que o poder que o rádio tem sobre as pessoas é crucial para deixá-las melhor informadas.

No ar aos domingos, às 20h, o programa Caminhos da Reportagem tem horário alternativo às quintas, às 23h. As matérias especiais podem ser acessadas no site https://tvbrasil.ebc.com.br/caminhosdareportagem.

 
Teste
Carlos Massaro

Carlos Massaro atua como radialista e jornalista e é formado em Direito. Já coordenou artisticamente uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré. Atua pelo tudoradio.com desde 2009, responsável pela atualização diária da redação do portal.

 

Novidades

Operações da Anatel interrompem funcionamento de mais de 30 emissoras clandestinas na Grande São Paulo

11/05/2021 10:19
Na última semana duas operações realizadas pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) interromperam o funcionamento de 38 estações de rádio clandestinas na Grande São Paulo. As ações contaram com o apoio da Polícia Militar e foram motivadas por interferências na comunicação dos aeroportos...

Programa da TV Brasil destaca importância da faixa de Ondas Curtas de rádio para ribeirinho da Amazônia

05/04/2020 13:26
O programa Caminhos da Reportagem, que vai ao ar neste domingo (5), às 20h, na TV Brasil, vai mostrar a importância do Rádio de Ondas Curtas para uma das regiões mais isoladas do país. A faixa, que está em desuso no Brasil há muitos anos, ainda é um dos meios mais eficientes para levar...

Força-tarefa da Anatel interrompe 25 emissoras clandestinas em São Paulo

19/09/2019 13:24
Na última sexta-feira (13/9), agentes de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo deflagraram uma grande operação de combate a emissoras clandestinas na Serra da Mata Fria (SP), em conjunto com a equipe do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>