Rede Aleluia reassume canal da Planalto na Grande Campinas e destina sua grade a Jundiaí

13/07/2012 12:50

O futuro da Planalto FM 94.1 de Vinhedo (cidade da Grande Campinas) está definido, inclusive com o novo planejamento já em prática. A emissora retomou a parceria com a Igreja Universal do Reino de Deus para a retransmissão da programação nacional da Rede Aleluia FM 99.3 de São Paulo (além de inserções locais comandadas pelas sedes regionais). Trata-se do retorno da Rede Aleluia FM 94.1 com foco voltado para Jundiaí e arredores, já que Campinas é atingida pela Rede Aleluia FM 100.3 desde 2002. Nos últimos anos a 94.1 FM de Vinhedo atuou como Oi FM e mais recentemente como Rede Verão. Acompanhe a trajetória.

A primeira passagem da Rede Aleluia pelo canal de Vinhedo ocorreu entre 2003 e 2009, quando a rede evangélica direcionou sua programação para a sede da entidade em Jundiaí, virando a Rede Aleluia FM de Jundiaí. Desde 2002 a rede já trabalha com uma repetidora em Campinas, operando em 100.3 FM (no lugar da local e adulta Morena FM). Em janeiro de 2009 a rádio evangélica não teve seu contrato renovado, promovendo assim a estréia da Oi FM no dial 94.1 FM através de um acordo com o Grupo Bel (responsável pela extinta rede que levava a marca de uma empresa de telefonia). De 2009 até o final de 2011 (quando a Oi FM foi extinta) a 94.1 FM teve seus trabalhos voltados a Campinas. 
 
Entre janeiro e março desse ano a rádio de Vinhedo seguiu voltada a Campinas e adotou o nome Rede Verão, assim como as demais FMs que integravam a rede Oi FM (sendo uma fase de transição até que o Grupo Bel firmasse acordo com outro patrocinador, após a não renovação do vinculo com a Oi em dezembro do ano passado). Com a concretização do acordo entre o Grupo Bel e o Grupo Bandeirantes de Comunicação para a criação da Rede Esportes FM (ligada à Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo) a 94.1 FM de Vinhedo foi desligada da rede. A emissora não foi inclusa nos planos da nova rede esportiva, fato que a obrigou a procurar outro parceiro para custear suas operações.
 
Nos últimos dois meses a 94.1 FM reassumiu seu nome original (Planalto FM) e manteve uma grade de programação semelhante ao perfil da extinta Oi FM. Ontem (12 de julho), por volta do meio-dia (horário de Brasília), a rádio reassumiu publicamente o retorno do vinculo com a Igreja Universal do Reino de Deus ao promover o sinal da Rede Aleluia no ar em 94.1 FM. Antes de 2003 a Planalto FM tinha uma grade de programação que se alternava entre os gêneros populares e jovem/pop, focando comercialmente a cidade de Vinhedo. O sinal em Campinas é local em praticamente toda a cidade, mas sofre interferências da 93.9 FM de Mogi Mirim, principalmente na zona norte do município.
 
Com o retorno da Rede Aleluia o mercado de Campinas e arredores passou a contar com duas FMs em rede de grade evangélica, isso em menos de 1 mês. Além da reestréia da Rede Aleluia em 94.1 FM a região passou a receber o sinal da Rede do Bem em 105.5 FM, no lugar da popular/esportiva Metropolitana FM.


Teste
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artísticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

 

 
 
 
 

Novidades

Universidade homenageia 90 anos do rádio no Brasil

23/05/2012 16:27
Em sua 8ª edição, a Semana de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida faz uma homenagem aos noventa anos do Rádio no Brasil. O evento, realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio, no campus Tijuca, vai reunir uma série de palestras e oficinas gratuitas com o objetivo de discutir a história e a...

Exclusivo: Bradesco Esportes FM estréia no Rio a partir de junho

23/05/2012 08:48
A futura Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro, segundo braço da recém-criada rede esportiva controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, tem previsão de estréia na capital fluminense para o mês de junho, informação vinda da assessoria do grupo paulista. A rede que possui o apoio...

Variação de volume é tema de consulta pública do Ministério das Comunicações

22/05/2012 16:56
O Ministério das Comunicações coloca em consulta pública, a partir desta terça-feira, 22, uma proposta de norma sobre a variação de volume entre a programação de rádio e TV e os intervalos comerciais. O controle dessa variação já havia sido previsto em lei em 2001, mas o tema ainda não havia sido...
<< 28 | 29 | 30 | 31 | 32