São Paulo e Rio acompanham mudanças no dial FM. Bradesco Esportes FM já está fora do ar

13/03/2017 09:54
Nas primeiras horas de hoje (13) o portal tudoradio.com publicou uma matéria de plantão informando o encerramento definitivo do projeto Bradesco Esportes FM nas praças de São Paulo e do Rio de Janeiro. A rede esportiva operada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação encerrou as suas atividades na noite de ontem (12), finalizando um ciclo que durou cinco anos. Neste domingo os profissionais da equipe paulista da Bradesco Esportes FM passaram o dia informando o encerramento do projeto.
 
 
 
Ontem (12), a Bradesco Esportes FM realizou a sua última jornada esportiva, acompanhando mais uma rodada do Campeonato Paulista. O trabalho era realizado em conjunto com a Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840 de São Paulo e, antes, a Bradesco Esportes FM contou com José Luiz Datena se despedindo ao vivo da audiência da 94.1 FM. O profissional, que estará a partir de hoje na Rádio Bandeirantes, destacou vários pontos da trajetória da Bradesco Esportes FM e parabenizou a equipe da FM pelos resultados obtidos (a 94.1 FM encerrou as suas operações em alta, quando registrou um de seus melhores índices de audiência).
 
Uma chamada especial gravada na voz de Marina Valsech (voz-padrão da emissora) foi veiculada nesse final de semana na Bradesco Esportes FM. O material destacou a trajetória da rádio, com destaque para a cobertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, foco o projeto (clique aqui e ouça a chamada através de uma publicação no YouTube). Em suas últimas horas (após a jornada esportiva, durante a faixa da noite), a 94.1 FM de São Paulo repetiu a programação da Rádio Bandeirantes FM 90.9 AM 840.
 
E no Rio de Janeiro o encerramento do projeto foi antes, com o fim dos trabalhos locais no dia 24 de fevereiro. Entre os dias 25 de fevereiro e 12 de março a Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro ficou 100% em rede com a Bradesco Esportes FM 94.1 de São Paulo.
 
A Bradesco Esportes FM surgiu em maio de 2012, quando foi inaugurada a emissora de São Paulo. Em setembro do mesmo ano foi a vez da rádio chegar ao Rio de Janeiro. Entre 2012 e 2013, o projeto de rádio esportiva do Grupo Bandeirantes também contou com operações em Belo Horizonte (94.1 FM) e Grande Porto Alegre (90.3 FM), através de uma parceria com o Grupo Bel. As emissoras das demais capitais não chegaram a carregar a marca do Bradesco e, na sequência, não seguiram no projeto.
 
Durante a cerimônia de inauguração da Bradesco Esportes FM em 2012, o Grupo Bandeirantes de Comunicação chegou a destacar na ocasião que o projeto tinha como foco as coberturas esportivas da Copa do Mundo de Futebol 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016 (eventos que foram realizados no Brasil), ou seja, indicando que o projeto tinha um “começo, meio e fim”, tendo uma previsão de cinco anos de atividades.
 
Substitutas
 
Em São Paulo a Bradesco Esportes FM foi substituída por uma programação musical que mescla os estilos sertanejo e forró, lembrando a antiga Rádio Atual FM (emissora popular que ocupou a sintonia entre 2006 e 2008). Sem um nome fantasia definido, a emissora está se identificando como “94,1 FM” e informa que executa “o melhor do sertanejo e do forró”. É possível que a atual grade seja uma transição para a estreia de outro projeto no canal, informação que ainda é extraoficial. 
 
A Atual FM, que também tinha como foco o sertanejo e forró (sendo hoje um projeto voltado à internet), já ocupou a frequência antes da passagem da Oi FM em 94.1 FM (projeto do Grupo Bel que antecedeu a Bradesco Esportes FM, no ar entre 2008 e 2012). Também não há informações oficiais de a Atual poderá retornar em 94.1 FM.
 
Já no Rio de Janeiro ocorreu a estreia da rede evangélica Rede do Bem FM, projeto que já conta com emissoras em São Paulo, Campinas e Belo Horizonte. Vale lembrar que, antes da estreia da Bradesco Esportes FM, a 91.1 FM atuava como retransmissora da também rede evangélica Rede Aleluia, tendo foco a região serrana do estado fluminense.
 
Mercado agitado
 
Além da mudança em 94.1 FM, o mês de março também contará com outra alteração na Grande São Paulo. Conforme noticiado na última sexta-feira (10), a Rádio Estadão FM 92.9 confirmou o encerramento de suas atividades. A partir do dia 20 de março a atual Feliz FM 92.5 ocupará o canal, permanecendo no ar em duas sintonias até o dia 7 de abril para migrar a sua audiência. E, após a Feliz FM deixar o canal, a Iguatemi Prime FM está cotada para reassumir a frequência (informação extraoficial que ainda não foi confirmada pela Rede Mundial, operadora do canal).
 
Colaborações de Carlos Massaro, Diórgenes Lopes e Marcel Cardoso
 
Sinal da 94.1 FM – Ouça on-line e veja o alcance de sinal da 94,1 FM na Grande São Paulo e arredores. Escolha: Grande São PauloVale do Paraíba e Vale do Ribeira / Litoral Sul.

A reprodução das notícias e das pautas é autorizada desde que contenha a assinatura 'tudoradio.com'

 

Teste

Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do tudoradio.com (veiculo que atua há mais de 15 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também já teve passagens por rádios como CBN, Rádio Clube e Rádio Paraná.

 

Novidades

Universidade homenageia 90 anos do rádio no Brasil

23/05/2012 16:27
Em sua 8ª edição, a Semana de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida faz uma homenagem aos noventa anos do Rádio no Brasil. O evento, realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio, no campus Tijuca, vai reunir uma série de palestras e oficinas gratuitas com o objetivo de discutir a história e a...

Exclusivo: Bradesco Esportes FM estréia no Rio a partir de junho

23/05/2012 08:48
A futura Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro, segundo braço da recém-criada rede esportiva controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, tem previsão de estréia na capital fluminense para o mês de junho, informação vinda da assessoria do grupo paulista. A rede que possui o apoio...

Variação de volume é tema de consulta pública do Ministério das Comunicações

22/05/2012 16:56
O Ministério das Comunicações coloca em consulta pública, a partir desta terça-feira, 22, uma proposta de norma sobre a variação de volume entre a programação de rádio e TV e os intervalos comerciais. O controle dessa variação já havia sido previsto em lei em 2001, mas o tema ainda não havia sido...
<< 28 | 29 | 30 | 31 | 32