TRE mineiro multa rádio comunitária por propaganda eleitoral antecipada

28/06/2012 09:20

Uma emissora de rádio comunitária, dois locutores, a candidata a prefeita e ex-prefeito de São Lourenço, no Sul de Minas, são condenados a pagar multa por propaganda eleitoral adiantada. De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), cada um vai pagar uma multa de R$ 5 mil.

Para o relator do processo, o juiz Maurício Soares, o conteúdo divulgado pela rádio revela de forma clara quem é a pré-candidata ao cargo de prefeita municipal nas eleições de 2012. Também foram dadas informações sobre qual partido concorrerá e sobre as várias ações realizadas por ela na gestão do prefeito anterior, que é marido dela. Na entrevista à emissora, a dupla tentou convencer que a candidata é a mais apta a continuar a exercer a liderança do governo municipal.

De acordo com o juiz Maurício Soares, “a propaganda divulgada deixa claro o firme propósito de influenciar os eleitores para o pleito vindouro; percebe-se pelos trechos que, de forma evidente, mencionou o partido e o cargo indicando à futura candidatura. Ademais, ao discriminar as ações realizadas, ressaltou que a possível candidata é a mais competente, sendo bom para o município elegê-la. Conclui-se que o conteúdo da entrevista ultrapassa ao permissivo do art. 36-A, I, da Lei das Eleições”.

Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas aplicou R$ 81 mil em multas, referentes a nove casos de propaganda extemporânea para as eleições de outubro. De acordo com o Calendário do Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda só é permitida a partir de 6 de julho de 2012.

 

Por Carlos Massaro - 27/junho/2012
E-mail  carlosmassaro@tudoradio.com
 

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

Siga Carlos Massaro no Twitter (@CarlosMassaro)
Siga também o @TudoRadio

 

Novidades

Força-tarefa da Anatel interrompe 25 emissoras clandestinas em São Paulo

19/09/2019 13:24
Na última sexta-feira (13/9), agentes de fiscalização da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) em São Paulo deflagraram uma grande operação de combate a emissoras clandestinas na Serra da Mata Fria (SP), em conjunto com a equipe do Comando de Operações Especiais (COE) da Polícia Militar...

Ribeirão Pires conta com novo credenciado Sky

30/07/2019 11:41
A cidade de Ribeirão Pires conta com mais uma empresa credenciada Sky para vendas e instalação de kits pré pago Sky. A empresa Mercom Eletrônica é a mais nova credenciada para instalar e habilitar sua Sky pré paga na região. Se você comprou um kit Sky pré pago em qualquer loja e não sabe quem...

SET Expo 2019 | Primeiro painel abordará sobre a transformação do rádio

30/07/2019 11:38
No dia 28 de agosto a SET Expo 2019, evento voltado à area de comunicação, discutirá sobre a "Metamorfose do Rádio" e a criação e comercialização de conteúdos com distribuição em diversas plataformas. A data cairá numa quarta-feira, consolidada pela feira como o "Dia do Rádio" e...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>