TRE mineiro multa rádio comunitária por propaganda eleitoral antecipada

28/06/2012 09:20

Uma emissora de rádio comunitária, dois locutores, a candidata a prefeita e ex-prefeito de São Lourenço, no Sul de Minas, são condenados a pagar multa por propaganda eleitoral adiantada. De acordo com o TRE-MG (Tribunal Regional Eleitoral de Minas Gerais), cada um vai pagar uma multa de R$ 5 mil.

Para o relator do processo, o juiz Maurício Soares, o conteúdo divulgado pela rádio revela de forma clara quem é a pré-candidata ao cargo de prefeita municipal nas eleições de 2012. Também foram dadas informações sobre qual partido concorrerá e sobre as várias ações realizadas por ela na gestão do prefeito anterior, que é marido dela. Na entrevista à emissora, a dupla tentou convencer que a candidata é a mais apta a continuar a exercer a liderança do governo municipal.

De acordo com o juiz Maurício Soares, “a propaganda divulgada deixa claro o firme propósito de influenciar os eleitores para o pleito vindouro; percebe-se pelos trechos que, de forma evidente, mencionou o partido e o cargo indicando à futura candidatura. Ademais, ao discriminar as ações realizadas, ressaltou que a possível candidata é a mais competente, sendo bom para o município elegê-la. Conclui-se que o conteúdo da entrevista ultrapassa ao permissivo do art. 36-A, I, da Lei das Eleições”.

Até o momento, o Tribunal Regional Eleitoral de Minas aplicou R$ 81 mil em multas, referentes a nove casos de propaganda extemporânea para as eleições de outubro. De acordo com o Calendário do Tribunal Superior Eleitoral, a propaganda só é permitida a partir de 6 de julho de 2012.

 

Por Carlos Massaro - 27/junho/2012
E-mail  carlosmassaro@tudoradio.com
 

Carlos Massaro é de São Paulo e atua como radialista e jornalista. O profissional vai ao ar nos finais de semana na Rádio Brasil (brasilwebradio.com) e integra a equipe jornalística da rádio Regional AM de Palmital. Já coordenou uma afiliada da Band FM (interior de São Paulo) e trabalhou como locutor em outra retransmissora da Band FM e na Interativa de Avaré.

Siga Carlos Massaro no Twitter (@CarlosMassaro)
Siga também o @TudoRadio

 

Novidades

Rádios jornalísticas de São Paulo fazem cobertura da entrega do Oscar 2019

25/02/2019 12:59
As rádios jornalísticas de São Paulo destinaram suas programações da noite deste domingo (24) para a transmissão da cerimônia do Oscar 2019, premiação do cinema americano organizada pela Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. A Jovem Pan News AM 620, CBN FM 90.5 e a Rádio...

CBN volta a ser transmitida em AM e FM em Campinas

03/06/2018 13:32
A rede CBN, liderada pela CBN FM 90.5 AM 780 de São Paulo e CBN FM 92.5 AM 860 do Rio de Janeiro, voltou a ter transmissão em AM e FM em Campinas. A rede jornalística controlada pelo Sistema Globo de Rádio voltou a transmitir pela 1390 AM, que abrigou a Rádio Globo nos últimos anos. A informação do...

Mix FM tem a sua transmissão interrompida em Campinas após furtos de cabos

30/01/2018 12:16
A Mix FM 101.1 de Campinas teve a sua transmissão interrompida neste início de semana no interior paulista. Os cabos da rede elétrica que alimentam a região onde a FM está instalada foram roubados, deixando a estação fora do ar entre sábado (27) e segunda-feira (29). A situação já foi normalizada...
1 | 2 | 3 | 4 | 5 >>