Tudo Rádio estréia novo portal com foco no “rádio convencional”

02/07/2012 06:32

O Tudo Rádio preparou uma grande surpresa ao mercado de rádio brasileiro. Trata-se da estréia do novo portal do Tudo Rádio.com, inaugurado hoje (2 de julho). Um site mais moderno e acessível à diferentes plataformas, visando também o acesso crescente via celulares e tablets, além de novas sessões, serviços interativos, entre outras ferramentas. O novo portal tem como foco principal o “rádio convencional”, tendo a missão de mostrar na prática como o rádio FM e AM está intimamente ligado à internet, além de fortalecer o interesse dos ouvintes e profissionais pelo rádio brasileiro.

Sem campanhas de expectativa ou avisos a equipe do Tudo Rádio.com trabalhou nos bastidores nos últimos meses para o lançamento do novo portal. O desafio era manter em alta as sessões mais utilizadas pelo mercado, além de promover outros conteúdos extremamente importantes e também interativos, inserindo novas ferramentas e informações nesses serviços. Foram 15 meses de trabalhos e pesquisas efetuadas em conjunto pela equipe do Tudo Rádio e a empresa Fabrica Host, uma das maiores na área de streaming, hospedagem e construção de sites na América Latina (responsáveis pela parte técnica do Tudo Rádio).
 
O Guia de Rádios (antigo Dials) passa a ser a principal ferramenta do novo Tudo Rádio, serviço que possui detalhes de todas as rádios brasileiras (informações que vão desde contatos até especificações técnicas), com destaque para as coberturas de sinal de cada estação em diferentes regiões do país. O conteúdo não é de difícil acesso e com uma linguagem técnica, pelo contrário, é intuitivo e convida o usuário para uma viagem por diferentes cidades do Brasil. Até condições climáticas das localidades foram inseridas. Nessa sessão além de poder saber que rádio é sintonizada em uma determinada praça (além da intensidade desse sinal), existe a possibilidade de ouvir a estação ao vivo via internet.
 
Esse serviço de áudio ao vivo foi aperfeiçoado. O “player” (ou tocador on-line) ganhou uma característica de um rádio de sintonia FM e/ou AM, simulando inclusive a existência de um sistema RDS (aquele que no rádio mostra o nome da estação, entre outras informações). Também é possível utilizar o player como um aplicativo para celulares (basta inserir ele na página/tela inicial de seu aparelho) e também navegar por outras rádios sem a necessidade de migrar para outras páginas. Os “players” estarão disponíveis em praticamente todo o site, com destaque para as sessões “Guia de Rádios” e “Rádios ao Vivo” (que lista as emissoras em ordem de cliques).
 

Os próximos passos

O site já está no ar, porém o conteúdo ainda será aperfeiçoado. Nos próximos dias a equipe do portal irá incluir mais informações de rádios nas sessões Guia de Rádios e Rádios Ao Vivo. Será implantado um sistema de subcategorias para selecionar rádios por gêneros. Também serão inseridos vídeos de bastidores, cadastro de classificados gerais da área de rádios, tutoriais de como ouvir rádio via internet (seja por celulares ou computadores), sistemas de RSS, entre outras novidades. Essas sessões estarão funcionando 100% até o final de julho.
 
O usuário é convidado para enviar suas impressões sobre essas ferramentas. Basta entrar em contato via e-mail suporte@tudoradio.com. A redação do portal também será aperfeiçoada até agosto. Já nas redes sociais o trabalho via Twitter não será alterado, porém no Facebook o portal ganhou uma “Fan Page”.
 
O novo Tudo Rádio é mais uma ferramenta desenvolvida pela empresa Fabrica Host, também responsável pela versão anterior do Tudo Rádio (inaugurada em junho de 2008). A Fabrica Host é especializada em soluções web para emissoras de rádio e televisão, tendo o apoio/carimbo do portal Tudo Rádio. Para mais detalhes acesse: https://www.fabricahost.com.br
 
Daniel Starck

Daniel Starck é empresario, jornalista e proprietário do Tudo Rádio.com (veiculo que atua há 10 anos voltado aos interesses do rádio brasileiro). Daniel também dirige artísticamente os projetos das emissoras Rádio Brasil e Rádio Trânsito, produtos do portal Tudo Rádio.com.

Siga Daniel Starck no Twitter (@DanielStarck)
Siga também o @TudoRadio

 

Novidades

Migração do AM para FM será tema de debate em congresso da Abert

29/05/2012 16:30
Um dos temas que estão sendo mais discutidos na chamada “digitalização do rádio” é a migração das emissoras AMs para o espectro das FMs. Há um projeto para que os canais 5 e 6 da televisão sejam destinados para a extensão das FMs para que abriguem as emissoras AMs, após a digitalização das...

Universidade homenageia 90 anos do rádio no Brasil

23/05/2012 16:27
Em sua 8ª edição, a Semana de Comunicação da Universidade Veiga de Almeida faz uma homenagem aos noventa anos do Rádio no Brasil. O evento, realizado nos dias 28, 29 e 30 de maio, no campus Tijuca, vai reunir uma série de palestras e oficinas gratuitas com o objetivo de discutir a história e a...

Exclusivo: Bradesco Esportes FM estréia no Rio a partir de junho

23/05/2012 08:48
A futura Bradesco Esportes FM 91.1 do Rio de Janeiro, segundo braço da recém-criada rede esportiva controlada pelo Grupo Bandeirantes de Comunicação, tem previsão de estréia na capital fluminense para o mês de junho, informação vinda da assessoria do grupo paulista. A rede que possui o apoio...
<< 28 | 29 | 30 | 31 | 32 >>